A seguir apresento o vídeo "A Arte da Estratégia", disponível no Youtube. Este vídeo faz uma alegoria entre a estratégia utilizada no tabuleiro de xadrez e a estratégia utilizada na vida, já que para vencer não basta apenas jogar, tem que também ter uma boa estratégia. O pano de fundo é o pensamento do general, estrategista e filósofo chinês Sun Tsu expresso em seu livro A Arte da Guerra. Vale a pena conferir.
Então, gostaram do vídeo? Qual a sua opinião?
Continuando a conversa sobre valor para o cliente
Continuando a conversa sobre valor para o cliente quero apresentar dois ótimos vídeos do professor José Carlos Teixeira Moreira que tratam do valor para o cliente.
O professor José Carlos é autor do livro Usina de Valor e Foco do Cliente, livros que vale a pena ler (Fica a dica).
Além disso, o professor José Carlos é Diretor Presidente do Instituto de Marketing Industrial, Diretor da JCTM Marketing Industrial Ltda, Consultoria Empresarial Executiva. Diretor Presidente da Escola de Marketing Industrial, Centro de Desenvolvimento de Executivos Gestores de Marketing Industrial. Professor responsável pela cadeira de Marketing Industrial do Programa de Educação Continuada da FGVSP. Professor de Marketing Industrial do Programa de Gestão Avançada (PGA) da Fundação Dom Cabral – INSEAD - França. Fundador e Diretor do Ateliê de Tecnologia Tempo & Espaço – Escola de Empreendedores. Editor e responsável pela revista “ Marketing Industrial – Construção de Relações Duradouras entre Empresas “, publicada pelo Instituto de Marketing Industrial. Autor do livro “ Marketing Industrial “ – obra pioneira na área de Marketing Industrial no Brasil – Editora Atlas, São Paulo. Organizador e Condutor do Fórum Anual de Marketing Industrial (desde 1989).
Vale muito a pena ouvir o que ele tem a dizer. Neste primeiro vídeo vemos uma pequena parte do programa Usina de Valor da ManagemenTV.
A seguir, veja uma pequena parte do vídeo de apresentação do programa Usina de Valor. Editei o vídeo para que tenhamos apenas a parte onde o autor fala sobre o Valor para o Cliente de uma forma muito interessante e que envolve a percepção. Assista o vídeo e comente.
Valor para o Cliente from Luis Paulo Munhoz on Vimeo.
Marcadores:
Comunicação,
percepção,
Valor,
Valor para o cliente
Planejamento a Solução para Todos os Problemas
É.. quem disse que o planejamento não é aplicável a qualquer situação?
Veja este ótimo vídeo e perceba a qualidade de um bom planejamento de logo prazo.
Grandes elementos de estratégia em ação.
Veja este ótimo vídeo e perceba a qualidade de um bom planejamento de logo prazo.
Grandes elementos de estratégia em ação.
Diferencial Competitivo
Diferencial é tudo o que faz que algo ou alguém seja percebido como distinto, diverso, fora do comum, especial.
Diferencial competitivo é o diferencial percebido pelos seu público-alvo e que o torna superior aos concorrentes.
Para diferenciar-se é necessário ser percebido como diferente, como mostra o vídeo abaixo.
Marcadores:
Diferencencial competitivo,
Vantagem Competitiva
Valor para o Cliente
O valor que o cliente percebe em nossos produtos e serviços é o que nos dá vantagem.
Veja abaixo o vídeo da Strong Vídeos Empresariais, apresentado pelo professor Alexandre Freire, que fala sobre o valor para o cliente. Acompanhe.
Interessante não? Você acha que a percepeção de valor dos seus clientes está alinhada com a percepção que você deseja comunicar?
Veja abaixo o vídeo da Strong Vídeos Empresariais, apresentado pelo professor Alexandre Freire, que fala sobre o valor para o cliente. Acompanhe.
Interessante não? Você acha que a percepeção de valor dos seus clientes está alinhada com a percepção que você deseja comunicar?
Marcadores:
Diferencial competitivo,
Valor,
Valor para o cliente,
Vantagem Competitiva
A velocidade das Mudanças
As mudanças acontecem a toda hora. Nada pode impedir a mudança.
Veja este interessante vídeo sobre as mudanças em nosso mundo.
Então, dá pra ficar pensando bastante não?
Veja este interessante vídeo sobre as mudanças em nosso mundo.
Então, dá pra ficar pensando bastante não?
O óbvio é óbvio, certo? Errado! Infelizmente não é bem assim.
Inicialmente vamos recorrer ao velho e bom dicionário. Lá encontramos que óbvio é: "o que salta à vista, manifesto, patente; EVIDENTE. Aquilo que é evidente ".
Bom, nem tudo é óbvio, até por que somos pessoas e com isso temos visões diferentes. Mas sempre existe um sentido óbvio para tudo, que até ser apresentado pode não ser desvendado. No meio empresarial e acadêmico, o óbvio perdeu um pouco seu espaço. Vivemos a era da complexidade.
A solução de um problema, depois de encontrada, será óbvia.
Ah! Que bom se pudéssemos ser como Adams Óbvio e ver sempre a simplicidade em tudo.
Conhecem esta história? Não? Então veja o site da Obvio e leia o texto que conta esta interessante história de Robert R. Updegraff, publica originalmente em 1916 em inglês com o nome "Obvious Adams".
No Brasil ficou conhecido como Adams Óbvio e foi utilizado em uma campanha da Souza Cruz, que encartou a sua história (na forma de livreto) nas principais revistas brasileiras, para ajudar a promover o conceito do cigarro Free.
Vale ler este texto. Veja Aqui!
Por onde começar?
Muitas vezes temos vários problemas ou mesmo um problema e com várias causas e ficamos nos perguntando - por onde começo?
Bem, não tem jeito, é necessário começar em algum ponto, assim que tal iniciarmos estabelecendo prioridades?
É o melhor caminho com certeza. Para ajudar, vou falar um pouco de uma ferramenta de resolução de problemas, estabelecimento de prioridades e apoio a decisão chamada Matriz GUT.
GUT neste caso significa Gravidade, Urgência e Tendência, assim usamos estes itens para compor uma matriz onde analisamos tudo o que envolve o problema que desejamos resolver em virtude da Gravidade, que está relacionada ao impacto que teremos sobre a empresa, as pessoas, o mercado, etc... se não solucionarmos o problema estudado. Depois verificamos a Urgência, que nos mostra o tempo que temos para resolver o problema. Finalmente vamos observar a Tendência, que vai indicar se o problema tende a piorar lentamente, rapidamente ou bruscamente.
Se usarmos este modelo de pensamento, já teremos algumas boas indicações sobre a prioridade que deve ser adotada. Mas que tal deixarmos isso mais interessante?
Então vamos atribuir valores para cada item, facilitando nossa avaliação. Assim, a matriz GUT utiliza um sistema indicativo de valores, que são os seguintes:
Para um problema considerado Sem gravidade; Sem urgência e Sem tendência de piorar, estabelecemos o valor 1.
Para um problema considerado Pouco grave; Pouco urgente e Vai piorar a longo prazo, estabelecemos o valor 2.
Para um problema considerado Grave; Urgente e Vai piorar a médio prazo, estabelecemos o valor 3.
Para um problema considerado Muito grave; Muito urgente e Vai piorar a curto prazo, estabelecemos o valor 4.
Para um problema considerado Extremamente grave; Extremamente urgente; Se não for resolvido e
piora imediatamente, estabelecemos o valor 5.
piora imediatamente, estabelecemos o valor 5.
Pronto, agora temos um sistema de valor a ser aplicado em nossa análise. Vamos então compor a matriz indicando cada problema que temos, analisando sua pontuação para Gravidade, Urgência e Tendência e no final multiplicamos os valores de cada item obtendo uma pontuação total por problema. Os problemas com maior pontuação são prioritários. Veja abaixo um exemplo:
Fonte: Adaptado de http://gruposecomissoes.tse.gov.br/
Você pode também baixar uma planilha simples com a matriz GUT no blog Dicas de Excel (http://blog.dicasdeexcel.com) ou diretamente clicando AQUI
Vamos lá, baixe a planilha, utilize para priorizar a solução de seus problemas.
Até o nosso próximo post.
Marcadores:
Matriz GUT,
Prioridades,
Resolução de Problemas
Fluxogramas como ferramenta de otimização de processos
Quando buscamos otimizar um processo, uma ferramenta interessante é a utilização do fluxograma.
O fluxograma é uma espécie de foto do processo. Assim, é importante salientar que para construirmos um fluxograma é necessário termos mapeado o processo.
Após o mapeamento podemos então construir o fluxograma usando símbolos que representam partes e ações de cada processo.
Veja a seguir uma representação dos símbolos mais utilizados na construção de um fluxograma:
A fonte desta figura é o blog do Dr. Manoel Veras (http://processosdenegocio10.blogspot.com/2009_06_01_archive.html), neste blog você encontra vários materiais sobre mapeamento de processos.
Continuando, você poderá construir o fluxograma de seu processo e assim visualizar o mesmo. Veja a figura a seguir:
Fonte: Blog do Dr. Manoel Veras
Então, agora fica mais fácil observarmos nosso processo e com isso partirmos para a sua otimização.
Experimente fazer o mapeamento de um processo qualquer em sua empresa, ou mesmo em sua casa, e use o fluxograma como meio de representação.
Qualidade e Processos
Uma boa ferramenta para a identificação de causas-raízes de problemas é o Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito. O Blog Total Qualidade disponibiliza uma vídeo aula sobre o Ishikawa e também uma planilha. Baixe a vídeo aula e a planilha e utilize esta ferramenta em seus projetos.
Um novo negócio
Empreender é um ato de coragem. Definitivamente acredito nisso.
Após trabalhar com a elaboração de planos de negócios e acompanhar o surgimento de várias empresas, inclusive a minha, tenho claro que empreender é um ato de coragem. Claro que o planejamento é fundamental, também acredito nisso. Mas se formos analisar todos os riscos a que um empreendimento está exposto e também todos os impostos, veremos que após muito trabalho ficamos com um pequena parcela.
Então o que nos leva a empreender? Você já parou para pensar nesta questão?
Gostaria de conhecer a sua opinião. Poste sua mensagem aqui e diga o que o leva ou levaria a empreender? Vamos lá, participe!!!
O início
Sou Consultor e Professor e estou sempre buscando novas práticas e técnicas. Como passei a trabalhar com metodologias de ensino à distância, resolvi iniciar minha experiência (já tardiamente eu concordo) na criação e manutenção de um Blog.
Então, sejam todos bem-vindos ao PULSANDO IDEIAS, participe, deixe suas idéias.
A intenção inicial é usar o blog para trocarmos ideias sobre assuntos relacionados a Planejamento Estratégico, Estratégias, Gestão de Pessoas, Liderança, Planos de Negócio e Empreendedorismo, Processos e Qualidade e estará aberto a participação de todos que desejarem contribuir.
O nome do blog é uma referência ao meu estado de espírito atual, estou PULSANDO IDEIAS e desejo compartilhar.
Então vamos lá...
Então, sejam todos bem-vindos ao PULSANDO IDEIAS, participe, deixe suas idéias.
A intenção inicial é usar o blog para trocarmos ideias sobre assuntos relacionados a Planejamento Estratégico, Estratégias, Gestão de Pessoas, Liderança, Planos de Negócio e Empreendedorismo, Processos e Qualidade e estará aberto a participação de todos que desejarem contribuir.
O nome do blog é uma referência ao meu estado de espírito atual, estou PULSANDO IDEIAS e desejo compartilhar.
Então vamos lá...
A importância do Planejamento
Planejar é pensar sobre o futuro, traçar metas e objetivos. É refletir sobre o que conhecemos e pensarmos sobre o que está por vir. Planejar é organizar os pensamentos e principalmente organizar as ações futuras. Para as empresas o planejamento pode significar a diferença entre sobreviver ou sucumbir. O que você acha? Você já teve alguma experiência positiva ou negativa com o planejamento? Que tal relatar aqui...
Assinar:
Postagens (Atom)