Muitas vezes temos vários problemas ou mesmo um problema e com várias causas e ficamos nos perguntando - por onde começo?
Bem, não tem jeito, é necessário começar em algum ponto, assim que tal iniciarmos estabelecendo prioridades?
É o melhor caminho com certeza. Para ajudar, vou falar um pouco de uma ferramenta de resolução de problemas, estabelecimento de prioridades e apoio a decisão chamada Matriz GUT.
GUT neste caso significa Gravidade, Urgência e Tendência, assim usamos estes itens para compor uma matriz onde analisamos tudo o que envolve o problema que desejamos resolver em virtude da Gravidade, que está relacionada ao impacto que teremos sobre a empresa, as pessoas, o mercado, etc... se não solucionarmos o problema estudado. Depois verificamos a Urgência, que nos mostra o tempo que temos para resolver o problema. Finalmente vamos observar a Tendência, que vai indicar se o problema tende a piorar lentamente, rapidamente ou bruscamente.
Se usarmos este modelo de pensamento, já teremos algumas boas indicações sobre a prioridade que deve ser adotada. Mas que tal deixarmos isso mais interessante?
Então vamos atribuir valores para cada item, facilitando nossa avaliação. Assim, a matriz GUT utiliza um sistema indicativo de valores, que são os seguintes:
Para um problema considerado Sem gravidade; Sem urgência e Sem tendência de piorar, estabelecemos o valor 1.
Para um problema considerado Pouco grave; Pouco urgente e Vai piorar a longo prazo, estabelecemos o valor 2.
Para um problema considerado Grave; Urgente e Vai piorar a médio prazo, estabelecemos o valor 3.
Para um problema considerado Muito grave; Muito urgente e Vai piorar a curto prazo, estabelecemos o valor 4.
Para um problema considerado Extremamente grave; Extremamente urgente; Se não for resolvido e
piora imediatamente, estabelecemos o valor 5.
piora imediatamente, estabelecemos o valor 5.
Pronto, agora temos um sistema de valor a ser aplicado em nossa análise. Vamos então compor a matriz indicando cada problema que temos, analisando sua pontuação para Gravidade, Urgência e Tendência e no final multiplicamos os valores de cada item obtendo uma pontuação total por problema. Os problemas com maior pontuação são prioritários. Veja abaixo um exemplo:
Fonte: Adaptado de http://gruposecomissoes.tse.gov.br/
Você pode também baixar uma planilha simples com a matriz GUT no blog Dicas de Excel (http://blog.dicasdeexcel.com) ou diretamente clicando AQUI
Vamos lá, baixe a planilha, utilize para priorizar a solução de seus problemas.
Até o nosso próximo post.
Um comentário:
legal luis
obrigado
abs
gustavo
Postar um comentário