O óbvio é óbvio, certo? Errado! Infelizmente não é bem assim.

Inicialmente vamos recorrer ao velho e bom dicionário. Lá encontramos que óbvio é: "o que salta à vista, manifesto, patente; EVIDENTE. Aquilo que é evidente ".

Bom, nem tudo é óbvio, até por que somos pessoas e com isso temos visões diferentes. Mas sempre existe um sentido óbvio para tudo, que até ser apresentado pode não ser desvendado. No meio empresarial e acadêmico, o óbvio perdeu um pouco seu espaço. Vivemos a era da complexidade. 

A solução de um problema, depois de encontrada, será óbvia. 
Ah! Que bom se pudéssemos ser como Adams Óbvio e ver sempre a simplicidade em tudo.
Conhecem esta história? Não? Então veja o site da Obvio e leia o texto que conta esta interessante história de Robert R. Updegraff, publica originalmente em 1916 em inglês com o nome "Obvious Adams". 

No Brasil ficou conhecido como Adams Óbvio e foi utilizado em uma campanha da Souza Cruz, que encartou a sua história (na forma de livreto) nas principais revistas brasileiras, para ajudar a promover o conceito do cigarro Free. 

Vale ler este texto. Veja Aqui!

Por onde começar?

Muitas vezes temos vários problemas ou mesmo um problema e com várias causas e ficamos nos perguntando - por onde começo?

Bem, não tem jeito, é necessário começar em algum ponto, assim que tal iniciarmos estabelecendo prioridades?

É o melhor caminho com certeza. Para ajudar, vou falar um pouco de uma ferramenta de resolução de problemas, estabelecimento de prioridades e apoio a decisão chamada Matriz GUT.
GUT neste caso significa Gravidade, Urgência e Tendência, assim usamos estes itens para compor uma matriz onde analisamos tudo o que envolve o problema que desejamos resolver em virtude da Gravidade, que está relacionada ao impacto que teremos sobre a empresa, as pessoas, o mercado, etc... se não solucionarmos o problema estudado. Depois verificamos a Urgência, que nos mostra o tempo que temos para resolver o problema. Finalmente vamos observar a Tendência, que vai indicar se o problema tende a piorar lentamente, rapidamente ou bruscamente.

Se usarmos este modelo de pensamento, já teremos algumas boas indicações sobre a prioridade que deve ser adotada. Mas que tal deixarmos isso mais interessante?

Então vamos atribuir valores para cada item, facilitando nossa avaliação. Assim, a matriz GUT utiliza um sistema indicativo de valores, que são os seguintes:

Para um problema considerado Sem gravidade; Sem urgência e Sem tendência de piorar, estabelecemos o valor 1.
Para um problema considerado Pouco grave; Pouco urgente e Vai piorar a longo prazo, estabelecemos o valor 2.
Para um problema considerado Grave; Urgente e Vai piorar a médio prazo, estabelecemos o valor 3.
Para um problema considerado Muito grave; Muito urgente e Vai piorar a curto prazo, estabelecemos o valor 4.
Para um problema considerado Extremamente grave; Extremamente urgente; Se não for resolvido e
piora imediatamente, estabelecemos o valor 5.

Pronto, agora temos um sistema de valor a ser aplicado em nossa análise. Vamos então compor a matriz indicando cada problema que temos, analisando sua pontuação para Gravidade, Urgência e Tendência e no final multiplicamos os valores de cada item obtendo uma pontuação total por problema. Os problemas com maior pontuação são prioritários. Veja abaixo um exemplo:





Fonte: Adaptado de http://gruposecomissoes.tse.gov.br/
Você pode também baixar uma planilha simples com a matriz GUT no blog Dicas de Excel (http://blog.dicasdeexcel.com) ou diretamente clicando AQUI

Vamos lá, baixe a planilha, utilize para priorizar a solução de seus problemas.

Até o nosso próximo post.

Fluxogramas como ferramenta de otimização de processos

Quando buscamos otimizar um processo, uma ferramenta interessante é a utilização do fluxograma.
O fluxograma é uma espécie de foto do processo. Assim, é importante salientar que para construirmos um fluxograma é necessário termos mapeado o processo.
Após o mapeamento podemos então construir o fluxograma usando símbolos que representam partes e ações de cada processo.
Veja a seguir uma representação dos símbolos mais utilizados na construção de um fluxograma:

 A fonte desta figura é o blog do Dr. Manoel Veras (http://processosdenegocio10.blogspot.com/2009_06_01_archive.html), neste blog você encontra vários materiais sobre mapeamento de processos.


Continuando,  você poderá construir o fluxograma de seu processo e assim visualizar o mesmo. Veja a figura a seguir:





Fonte: Blog do Dr. Manoel Veras

Então, agora fica mais fácil observarmos nosso processo e com isso partirmos para a sua otimização.
Experimente fazer o mapeamento de um processo qualquer em sua empresa, ou mesmo em sua casa, e use o fluxograma como meio de representação. 





Qualidade e Processos

Uma boa ferramenta para a identificação de causas-raízes de problemas é o Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de  Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito. O Blog Total Qualidade disponibiliza uma vídeo aula sobre o Ishikawa e também uma planilha. Baixe a vídeo aula e a planilha e utilize esta ferramenta em seus projetos.

Um novo negócio

Empreender é um ato de coragem. Definitivamente acredito nisso.
Após trabalhar com a elaboração de planos de negócios e acompanhar o surgimento de várias empresas, inclusive a minha, tenho claro que empreender é um ato de coragem. Claro que o planejamento é fundamental, também acredito nisso. Mas se formos analisar todos os riscos a que um empreendimento está exposto e também todos os impostos, veremos que após muito trabalho ficamos com um pequena parcela.
Então o que nos leva a empreender? Você já parou para pensar nesta questão?
Gostaria de conhecer a sua opinião. Poste sua mensagem aqui e diga o que o leva ou levaria a empreender? Vamos lá, participe!!!

O início

Sou Consultor e Professor e estou sempre buscando novas práticas e técnicas. Como passei a trabalhar com metodologias de ensino à distância, resolvi iniciar minha experiência (já tardiamente eu concordo) na criação e manutenção de um Blog.
Então, sejam todos bem-vindos ao PULSANDO IDEIAS, participe, deixe suas idéias.
A intenção inicial é usar o blog para trocarmos ideias  sobre assuntos relacionados a Planejamento Estratégico, Estratégias, Gestão de Pessoas, Liderança, Planos de Negócio e Empreendedorismo, Processos e Qualidade e estará aberto a participação de todos que desejarem contribuir.
O nome do blog é uma referência ao meu estado de espírito atual, estou PULSANDO IDEIAS e desejo compartilhar.

Então vamos lá...

A importância do Planejamento

Planejar é pensar sobre o futuro, traçar metas e objetivos. É refletir sobre o que conhecemos e pensarmos sobre o que está por vir. Planejar é organizar os pensamentos e principalmente organizar as ações futuras. Para as empresas o planejamento pode significar a diferença entre sobreviver ou sucumbir. O que você acha? Você já teve alguma experiência positiva ou negativa com o planejamento? Que tal relatar aqui...