Estratégias de Ensino
Vamos conversar sobre estratégias de ensino e a inovação na sala de aula. Neste primeiro momento gostaria de propor que falássemos um pouco
sobre as inteligências múltiplas, tema recorrente no ensino básico, mas que
ainda precisa ser considerado com mais carinho no ensino superior. Veja o
material sobre Inteligências Múltiplas no blog
Palavras Rabiscadas, que nos apresenta um resumo interessante do assunto. Os textos indicados são propostas, mas a pesquisa do aluno é muito importante para gerar autonomia através da ampliação dos horizontes além do que o professor
propõe e consegue trabalhar no espaço da sala de aula.
Sempre que falamos em inovação na
sala de aula, a tecnologia aparece como um dos pontos mais recorrentes. Não
precisamos, necessariamente utilizar a tecnologia para promovermos a inovação
na educação, no entanto é lógico que o recursos tecnológico é importante e pode
facilitar muito o trabalho do professor. Veja este interessante artigo do
Professor Dr. José Manuel Moran da USP, especialista em projetos inovadores na
educação presencial e a distância publicado na revista Informática na Educação:
Teoria & Prática, intitulado Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologia.[1]
Neste texto de Experiência e Aprendizagem publicado
por Diana Kolker[2]
no blog Coletivo E, em 17 de agosto de 2011, podemos ver uma interessante
análise sobre a importância da experiência na aprendizagem e mais ainda uma
reflexão importante sobre as experiência incompletas e o que nos leva a esta
interrupção do momento experiencial.
Como falamos de ensino superior,
sempre é importante falarmos de ensino com foco em um público adulto e a
andragogia vem em nosso socorro nesta hora. Vamos então ao excelente material
sobre Andragogia: a aprendizagem efetiva para adultos, produzido
pelo LabSSJ, vale a pena baixar o arquivo no formato pdf e fazer uma boa
leitura.
Outra ótima leitura complementar
sobre a Andragogia e seus princípios é o texto
do professor Dr. Gilberto Teixeira da FEA/USP. Este texto foi publicado no site
http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ um
excelente site para pesquisa e busca de materiais relativos ao ensino superior.
Finalizamos com uma importante
visão sobre as competências para ensinar, através do quadro resumo do livro 10 Novas Competências para Ensinar de autoria
de Philippe Perrenoud, publicado em 2000. Vale a pena a leitura desta obra na
íntegra.
[1]Fonte:
Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1 (set.
2000) UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pág.
137-144.
[2]
DIANA KOLKER - Licenciada e Bacharel em História,
cursa pós graduação em Pedagogia da Arte, na faculdade de educação da UFRGS.
Professora de História na Rede de Ensino Estadual de Porto Alegre e educadora
em espaços não formais, desenvolve e realiza projetos educativos de cunho
transdisciplinar. É co-coordenadora da Ação Educativa do Projeto Séculos
Indígenas no Brasil, sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento do
Curso de Formação de Mediadores Culturais Indígenas, Material Didático,
oficinas e palestras no Fórum de Atualização de Professores. Integrou a
equipe responsável pelos Cursos para Professores da 8ª Bienal Mercosul e
supervisão de mediadores na mostra Geopoéticas. De 2008 a 2010 integrou o
Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo. Concebeu e conduziu o Laboratório
de Mediação, junto a Rafael Silveira, para o Curso de Formação de Mediadores
Culturais, realizado na Fundação Iberê Camargo, envolvendo discussão teórica e
atividades práticas relacionadas à atuação do mediador em exposições de
arte. Foi mediadora cultural em diversas mostras como FILE, no Santander
Cultural,2011; VIVO ARTE.MOV, 2010; VII Salão do Trabalhador SESI/ FIREGS,
2010; VI e V Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Integrou projetos
socioeducativos direcionados a crianças e adolescentes em situação de
vulnerabilidade social. Em 2010, teve sua monografia de conclusão de curso, Na espessura da
História - A formação de Iberê Camargo como artista de 1928 a 1950, publicada pela PUCRS.
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